Nome científico: Bertholletia excelsa
Origem: Brasil - Região Amazônica
Características da planta: Árvore de grande porte que pode atingir até 50 m de altura e 2 m de diâmetro na base. Caule liso ramificando-se somente na sua porção superior. Casca escura e fendida, cor reduzida. Folhas de coloração verde-escura, onduladas e brilhantes. Flores branco-amareladas, aromáticas, aparecendo de novembro a fevereiro.
Fruto: É caracteristicamente uma cápsula, globosa, de superfície espessa e coloração castanho-escura. Quando maduro, libera as sementes através do rompimento de sua porção inferior. Possui de 14 a 24 sementes em seu interior, envoltas em polpa amarela. Amadurecem de dezembro a março. Possui até 67% de óleo, obtido através da prensagem da semente, uma posterior filtragem e o refino do óleo.
Cultivo: Plantam-se as sementes, mudas ou enxertos em covas profundas e solo bem adubado, na estação chuvosa. Preferem regiões de clima quente e úmido.
Tipo: Crude (Bruto) e/ou refinado.
Embalagem: Em tambores de 180 kg líquidos.
Usos: produtos enxaguáveis, tratamento capilares, produtos para banho e pós banho, produtos infantis.
Propriedades: Óleo levemente amarelado, rico em ácido oléico e vitaminas. Forma um filme sobre o tecido cutâneo, impedindo a perda de água transepidermal. Promove hidratação prolongada com toque seco e suave.